Artes Visuais


Temas

1. Os Guerreiros (Os Candangos) - Bruno Giorgi



O monumento Os Guerreiros, também conhecido como Os Candangos, é uma escultura de bronze de autoria de Bruno Giorgi, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal. Concluída em 1959 e restaurada em 1987, a obra é uma homenagem aos operários que trabalharam na construção da cidade


2. Série Sugar Kane "Crianças de Açúcar" (Vik Muniz)


Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo, 20 de dezembro de 1961) mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.
Foi aluno da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda.Suas obras são feitas normalmente de coisas que nem imaginávamos , como lixo reciclável . Vik Muniz fez duas réplicas detalhadas da Mona Lisa de Leonardo da Vinci: uma feita com geleia e outra com manteiga de amendoim. Também trabalhou com açúcar, fios, arame, e xarope de chocolate, com o qual produziu uma recriação da Última Ceia de Leonardo. Reinterpretou várias pinturas de Monet, incluindo pinturas da catedral de Rouen, que Muniz produziu com pequenas porções de pigmento aspergidas sobre uma superfície plana. Ele fez as imagens com açúcar mascavo.1
Em seu quadro de Sigmund Freud, usou calda de chocolate para criar a imagem. Para sua série Sugar Children (Crianças do Açúcar), Muniz foi para uma plantação de açúcar em St. Kitts para fotografar filhos de operários que trabalham lá. Após voltar para Nova York, ele comprou papel preto e vários tipos de açúcar, e copiou os instantâneos das crianças espalhando os diferentes tipos de açúcar sobre o papel e fotografando-o.
Mais recentemente, tem criado obras em maior escala, tais como imagens esculpidas na terra (geoglifos) ou feitas de enormes pilhas de lixo.vik muniz vive em sua casa com sua mulher e 2 cachorros que considera seus filhos .

No 81º "Christmas Book" anual de Neiman Marcus, em 2007, os compradores podiam encomendar por US$ 110.000&nbsp, um dos retratos de chocolate "His & Hers" feitos por Muniz e receber uma reprodução fotográfica tamanho 60" X 48" do trabalho. Muniz doou o produto das vendas para o Centro Espacial Rio de Janeiro, uma organização de caridade que trabalha com arte para crianças e adolescentes pobres no Brasil. Segundo Muniz, "os pobres precisam de dinheiro. É preciso ajudá-los diretamente. Não acredito em arte política. Sensibilizar: você tem o jornal para isso."2
Muniz fez uma exposição individual no University of South Florida Contemporary Art Museum, em Tampa, Flórida, atualmente denominada "Vik Muniz: Reflex". Esta exposição, organizada pelo Museu de Arte de Miami, esteve em exposição no Seattle Art Museum e no PS1 Contemporary Art Museum em Nova York. Até janeiro de 2008, a exposição esteve em exibição no Musée d'Art Compemporain em Montreal, Quebec (Canadá). Muniz também publicou um livro, "Reflex - A Vik Muniz Primer" (2005: Aperture Foundation, Nova York), que contém uma compilação do seu trabalho e seus comentário sobre ele.
Seu trabalho também foi destaque no "The Hours-Visual Art of Contemporary Latin America" (2007), mostra apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Sydney, New South Wales, Austrália.
Em 2010, o documentário "Lixo Extraordinário" sobre o trabalho de Vik Muniz com catadores de materiais recicláveis no aterro de Jardim Gramacho (Duque de Caxias) foi premiado no Festival de Sundance. No Festival de Berlim em 2010, foi premiado em duas categorias, o da Anistia Internacional e o público na mostra Panorama 3 .

3. Dança dos Tarairiu - Tapuias

Breve histórico sobre Albert Eckhout e seu contexto de vida, uma descrição sobre o que o quadro contém, com enfoque nas características da imagem e o que ela reflete, suas relações com o tema. Este quadro destaca o registro da cena de um ato cerimonial, a dança Tapuia, que representa a preparação para o confronto com o inimigo, a cena é composta por oito índios e duas índias além de um animal específico, um tatu, representando a zoologia. O movimento, as sombras e as características peculiares dos índios ficam evidentes na composição, declarando fortemente relações entre composição, harmonia e vitalidade.

4. Servo de Dom Miguel de Castro com cesto decorado, (Albert Van Eckhout, 1610 - 1666)


Breve histórico sobre Albert Eckhout e seu contexto de vida, uma descrição sobre o que o quadro contém, com enfoque nas características da imagem e o que o olhar reflete, suas relações com o tema. É um dos três retratos de enviado do congo, diferente dos outros quadros, não apresenta frontalidade e nem a paisagem entorno da figura. Um africano ricamente vestido, um paradigma dos escravos negros do Brasil, mas este, serve ao embaixador do Congo.

5. Autorretratos (Frida Kahlo)

Frida Kahlo (1907-1954) mexicana – Gênero autoretrato. "Não estou doente. Estou partida. Mas me sinto feliz por continuar viva enquanto puder pintar"

 

Artista expressionista que pintou os dramas que fizeram parte da sua vida. Seu acidente, a 
impossibilidade de poder ser mãe, um amor conturbado cheio de idas e vindas com o pintor e 
muralista Diego Riviera, e o término de sua vida em uma cama. Suas obras possuem uma forte carga emocional de uma uma mulher que esteve além do seu tempo, considerava se filha da revolução mexicana.

6. Igreja Nossa Senhora de Fátima de Brasília (Oscar Niemeyer)


A Igrejinha da 307/308 Sul ou Igreja Nossa Senhora de Fátima foi o primeiro templo em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 28 de junho de 1958.
Após a pedra fundamental em 26 de outubro de 1957, a igreja foi construída em cem dias, com o objetivo de pagar uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek, feita para curar sua filha.1
A capela foi projetada por Oscar Niemeyer e sua arquitetura faz referência a um chapéu de freiras. Em seu interior e na fachada encontram-seazulejos de Athos Bulcão. Os afrescos com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi, foram cobertos por tinta em uma reforma ocorrida na década de 1960.


7. Teatro Nacional Cláudio Santoro




O Teatro Nacional Cláudio Santoro é um teatro brasileiro localizado em Brasília. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A construção teve início no dia 30 de julho de 1960, e a estrutura ficou pronta em 30 de janeiro de 1961, mas por cinco anos a obra ficou parada. A Sala Martins Pena ficou pronta em 1966 e,  após dez anos de atividade, foi fechada para reforma e finalização do teatro que ocorreu em 21 de abril de 1981.
O teatro se localiza na Via N2, Setor Cultural Norte, possui estrutura com forma de pirâmide irregular: no seu interior destacam-se as salas Martins Pena, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, onde se realizam ao longo de todo o ano numerosos atos e representações culturais.




8. Pirâmides Astecas


 Até hoje a civilização asteca, que povoou a região do México por volta do século XIII e XIV, soa enigmática paraestudiosos e historiadores. Muitos deles argumentam que essa civilização tinha uma forte doutrina religiosa, impondo sacrifícios e grandes oferendas para seus deuses. Eles também chegaram a construir complexos arquitetônicos, como pirâmides de degraus, para celebrarem seus rituais religiosos.



A mais conhecida delas, Templo Maior, foi descoberta na década de 1970 no México enquanto trabalhadores de uma siderúrgica escavavam. O monumento começou a ser construído em 1375 e passou por grandes reformas até o ano de 1487, quando foi totalmente finalizado.
Também conhecida como Pirâmide de Tenochtitlán, a obra era especialmente reservada para celebrações religiosas, onde as principais oferendas eram os sacrifícios humanos em massa. No término de sua construção, chegaram a ser sacrificados cerca de 3 mil astecas ao deus sol Huitizilopchtli.
O Templo Maior tinha cerca de 60 metros de altura e uma área equivalente a 250 km². De fato, este templo era parte de um complexo de mais de sete construções e funcionava como epicentro dos cultos religiosos.
Por ter sido descoberto recentemente, não se tem uma data precisa de quando o Templo Maior foi destruído – alguns especialistas acreditam que ele foi posto em ruínas com a invasão dos espanhóis, empreendidas por Hernán Cortez em 1521.




9. Estruturas Tridimensionais (Mestre Didi)




O documentário apresenta a comunhão entre religiosidade e estética presente nas obras de Mestre Didi, que as faz com maestria através do uso de materiais naturais. O ateliê do artista é o local escolhido para nos apresentar o Mestre em sua produção manual, atenta e sensível. A cidade de Salvador/BA, com suas praias e arquitetura, também aparece como cenário, por ser a cidade natal do artista e também por ser o berço da cultura trazida pelos africanos para o Brasil. Além das colocações do próprio Mestre Didi, outras pessoas, como sua esposa e antropóloga Juana Elbein dos Santos, tornam-se porta voz de suas produções, enaltecendo a transcendência religiosa, os elementos estéticos universais e as suas sábias e simbólicas escolhas dos materiais na feitura dos objetos que representam a natureza.

10. Estruturas Poliédricas (Maurits Cornelis Escher )







A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, peixes, aves, lagartos, todos envolvidos de tal forma que nenhum poderia mais se mexer. Tudo representado num plano bidimensional. Destacam-se também os trabalhos do artista que exploram o espaço. Escher brincava com o fato de ter que representar o espaço, que é tridimensional, num plano bidimensional, como a folha de papel. Com isto ele criava figuras impossíveis, representações distorcidas e paradoxais. Posteriormente foi considerado um grande matemático geométrico. Escher utilizou quatro tipos de transformações geométricas que são: translações, rotações, reflexões e reflexões deslizantes.



11. Capela Nossa Senhora do Rosário, Vence - França, 1951 (Henri Matisse)



Capela do Rosário



Nos últimos anos de vida, entre 1948 e 1951, Henri Matisse dedicou-se a construção de uma Igreja, a Capela do Rosário – Chapelle du Rosaire -, em Vence, França. O trabalho foi proposto pela Irmã Jacques, que cuidara do artista durante um período de doença. Matisse teve um câncer bastante agressivo, e em 1941 submeteu-se a uma delicada cirurgia. Desde então, passou a depender de uma cadeira de rodas para se locomover. Matisse, que gostava muito da irmã Jacques, aceitou o desafio, e mesmo com a saúde bastante debilitada, encarregou-se pessoalmente do projeto de construção, mobiliário e decoração da capela. Ao invés de imagens tradicionais, Matisse realizou desenhos – muitos deles feitos diretamente da cama, com um pincel amarrado a uma vara de bambu. Depois, essas imagens foram transportadas em tinta esmalte preta para azulejos brancos. O jogo de luzes proveniente dos vitrais verdes, azuis e amarelos iluminam estes azulejos, vibrando em tons elementares, e dando a um espaço limitado a ideia de imensidão. O artista desejava criar um local simples, de serenidade e recolhimento. Embora não fosse seguidor de nenhuma fé, Matisse acreditava que sua arte era a expressão de um sentimento profundamente religioso. A execução da obra da Capela do Rosário irritou profundamente a classe artística da época, então comprometida com o Comunismo. Os comunistas franceses prometiam que, caso chegassem ao poder, transformariam a Capela do Rosário em um salão de danças. Conta-se que Picasso afirmou que teria sido melhor Matisse decorar um bordel. A capela, no início, foi mal recebida pelos fieis, que expressavam sua repulsa pela obra no livro de honra. Hoje, no entanto, o local atrai 70 mil visitantes por anos. Matisse considerava a capela como sua maior obra prima.


Um comentário: